Estimada comunidade leonina, limeirenses e parceiros,
É com muita satisfação que estamos publicando mais uma edição da “Palavra do Presidente”.
2021 chegou com enormes desafios, a pandemia de Covid-19 ainda afetando a vida de todos, momentos difíceis na saúde e na economia, mas com a certeza de que existe um propósito maior, e que nessas ocasiões de crises as oportunidades aparecem. Essa primeira metade do ano nos colocou à prova, seja pela complexidade em entregar o que planejamos, ou executar aquilo que defendemos e propomos.
O primeiro semestre reforçou que o projeto traçado em 2019 está no caminho certo, começando com a campanha da Série A1 do Campeonato Paulista, o Paulistão. Novamente, seguimos à risca o conceito de planejamento, pés no chão, orçamento justo e muitas metas, seja de desempenho ou financeiramente.
A montagem do elenco contou mais uma vez com uma folha de pagamento bem restrita, provavelmente a menor da competição. Tivemos também reformulação completa do grupo com o objetivo de estabelecer um novo padrão de jogo para a equipe, com sinergia de profissionais experientes, mas ainda em um alto nível de competitividade, com jovens potenciais atletas.
Com a mudança, a primeira metade do campeonato mostrou um time competitivo, porém por situações especificas não conseguiu pontuar. Nesse momento, colocamos em prática nosso discurso, onde houve a manutenção do trabalho e projeto, pois sabíamos do potencial e entrega dos profissionais. O resultado veio na segunda parte da competição, com cinco vitórias em seis jogos, incluindo partidas memoráveis como a vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo. Essa sequência de trabalho levou a Internacional para as quartas de final já em seu segundo ano de retorno à elite do futebol paulista. A classificação foi um grande feito para a instituição, que estava há alguns anos fora dos holofotes.
No começo deste ano também tivemos o retorno da categoria de base, sob gestão interna do clube. Montamos o projeto Sub-17/20, com elenco único, por meio de peneiras realizadas em Limeira. Foram avaliados jovens da nossa região e preparamos uma equipe para a disputa do Campeonato Paulista Sub-20, que estreia em agosto. Na sequência, os garotos irão jogar a Copinha no início de 2022.
Definimos como meta a formação de jovens atletas para o período de três anos, a serem desenvolvidos pelo clube, com grande potencial. O projeto, apesar de estar em fase embrionária, já trouxe a oportunidade de expor alguns garotos na equipe principal, que estão disputando a Série D do Brasileiro. Esse é um trabalho a longo prazo, onde precisamos ter paciência e planejamento para colhermos bons frutos.
Outro investimento que colocará a Internacional em novo patamar é o Centro de Treinamento. Apesar da dificuldade financeira, o clube está contando com importantes parceiros na construção deste patrimônio. Todo o processo de limpeza da área, ações de terraplenagem, fechamento, entrada, construção dos campos com toda infraestrutura de manutenção e os vestiários estão avançando. Nos próximos meses devemos estar utilizando o local.
Destaco ainda mais um ponto que confirma o projeto da Internacional no caminho certo, chamando atenção da indústria do futebol e de outros setores também. Depois de dois anos aqui, o nosso CEO e amigo, Enrico Ambrogini, partiu para novo desafio na carreira, fora do país. Isso comprova que a profissionalização, planejamento, gestão pés no chão, como exemplos, são fundamentais para o sucesso de um clube. Para ocupar esse cargo, fomos ao mercado e trouxemos Thiago Gasparino. Ele já exerceu funções administrativas no Linense, Athletico-PR e Coritiba.
Com Gasparino, daremos continuidade ao propósito do nosso projeto, fortalecendo a instituição em todos os níveis, principalmente no futebol, que recentemente contou com a efetivação de Roger Silva. Nosso atacante encerrou sua brilhante carreira como jogador com o manto leonino e está dando os primeiros passos como gestor.
Não paramos por aí. Seguimos firmes com a Internacional disputando um campeonato brasileiro depois de muitos anos. As ações de reconstrução estão em ritmo acelerado. Mesmo com o desafio de baixa receita, vamos superar as barreiras, buscando um presente ainda mais vencedor, com novos fatos positivos nesta bela e centenária história.
Muito obrigado a todos que vestem a camisa e lutam em prol do Leão.
Um abraço fraternal a todos. VAI LEÃO!
Lucas D’Andrea Balistiero
Presidente da Diretoria Executiva
Deixe um comentário