A Internacional encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20 na tarde da última quarta-feira (29). O time, comandado pelo técnico Edilson Santos, enfrentou o Capivariano, fora de casa, no Estádio Jair Forti, em Rafard, e acabou superado por 1 a 0.
Com o resultado, a Inter ficou na quarta colocação do grupo 5, com 11 pontos. A equipe disputou dez jogos, divididos em turno e returno. Foram três vitórias, dois empates e por cinco vezes foi derrotada.
Depois de mais uma competição, o gerente da base, Márcio Bitencourt, falou sobre os momentos de aprendizado e a evolução dos atletas no recente trabalho. Um ano e meio após retomar a administração do Sub-20, o clube já colhe frutos, pois o projeto tem dado o resultado esperado, que no momento é a formação de jogadores para abastecer o profissional.
O projeto começou com peneiras, tendo o objetivo de selecionar jovens talentos para a montagem do grupo. Até agora, 250 garotos passaram pelas avaliações da comissão técnica. 60 deles foram aprovados. Assim, o propósito, que era colocar a Inter no cenário das categorias de base, disputando competições, foi alcançado.
Neste período, o Sub-20 participou de dois estaduais e uma Copa São Paulo de Futebol Júnior. Bitencourt explicou que o elenco conta com muitos jogadores que tiveram apenas essas competições no currículo e que são mais novos do que a idade da categoria. “Temos um projeto a médio e longo prazo. Estamos no caminho certo, focando na maturação desses atletas”, afirmou.
Além deste elenco, a Inter já tem o Sub-17 praticamente montado, esperando para jogar no próximo ano. Bitencourt disse que esse projeto de formar jogadores traz muito benefício para o clube. “A Inter precisa de uma base que dê suporte ao profissional. Estamos trabalhando para isso. Hoje já temos atletas que se destacaram mostrando potencial para figurar entre os titulares no time principal”, ressaltou.
O técnico Roger Silva tem dado espaço aos garotos na Série D do Brasileiro, tanto de 2021 quanto deste ano. Os atacantes Vitinho e Fernandes já fizeram gols no campeonato. O zagueiro Ismael tem sido relacionado para as partidas, assim como o meia Anderson. Os dois completam a lista de jogadores que estão no time de cima, como o volante Vittor Moura e o goleiro Higor. O Sub-20 segue preparando a transição de novos talentos como Iury Capuriche, Pedrinho, João Martini e Bruno Santos.
Nesta temporada, a Inter também fez parcerias de base com outros clubes. A dupla de zaga titular, composta por Alemão e Lucas Luiz, foi negociada com o Vila Nova e o Grêmio. Outro defensor, Diogo Rollo está emprestado ao Rio Branco de Americana, disputando o Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão.
Bitencourt tem avaliado a evolução do trabalho por competições. “Em nosso primeiro Paulista tínhamos uma equipe crua, com alguns valores individuais. Conseguimos amadurecer e qualificar um pouco mais o grupo. Aí fizemos uma Copinha com algumas adversidades, com sede em campo sintético, por exemplo. Já no estadual deste ano, estávamos com o elenco mais forte, tendo a certeza que faríamos uma competição com resultado mais expressivo, só que houve maior aproveitamento dos garotos no profissional. Em cada campeonato tiramos algum aprendizado e procuramos melhorar aos poucos. Sabemos que projeto sem vitória também não adianta. Por isso, com tempo, dentro da nossa linha de planejamento, vamos buscar melhores aproveitamentos”, finalizou.
Deixe um comentário