Triunfo de 88 é considerado tão importante quanto a conquista do Paulista de 86
Quando se fala em Inter de Limeira, logo se lembra do Campeonato Paulista de 1986 quando a Inter foi campeã liderada por Kita, Tato e companhia. Porém, a Veterana é muito mais do que isso, tanto que é considerada por muitos a maior campeã do interior. Ao todo são seis títulos de grande importância. Aliás, a Inter é o único clube a ter conquistado a tríplice coroa, vencendo as três divisões do Campeonato Paulista (A1/A2/A3). Além do título de 1986, foi campeã da Série A3 (1966) e três vezes campeã da Série A2 (1978/1996/2004). Contudo, talvez a maior de todas elas tenha sido a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B em 1988, até aqui a única honraria de expressão nacional do clube.
Para dar início as comemorações dos 30 anos desse importante feito, o vice-presidente e atual presidente em exercício da Internacional André Guilherme do Monte foi até Campinas na última quinta-feira (12), para um encontro com o treinador do Santos Futebol Clube, Levir Culpi. Segundo maior treinador da história da Inter com 82 jogos no currículo, Levir foi homenageado pela diretoria leonina com uma camisa com seu nome às costas e o número “1988”, fazendo alusão a façanha daquele ano, quando o time era comandado por ele.
O presidente em exercício André Guilherme contou alguns detalhes dessa conversa com o comandante santista. “Conversamos sobre tudo! Sobre a Inter, sobre o Santos. Ele (Levir Culpi) contou muitas histórias da época em que era nosso treinador, que viajaram o brasil todo de ônibus para jogar o Brasileiro da Série B daquele ano. Falamos também sobre o Lucas Lima, que começou na base da Inter e hoje está muito bem no Santos”, afirma.
Ele ressaltou também a receptividade da comissão do Santos. “Fui muito bem tratado por todos, tanto pelo próprio Levir, quanto pelo Elano e pelo Ceolin. Foi excepcional! Eles abriram as portas do Santos pra nós!”, enfatiza. Alexandre Ceolin é Coordenador de Estatísticas do Santos e Elano é Auxiliar Técnico e membro da comissão técnica fixa do Santos, e inclusive jogou na base leonina. Disputando um campeonato pela Inter no ano 2000, fez dois gols em um jogo e foi contratado pelo time da baixada.
Abrindo oficialmente o jubileu de pérola do título do Brasileiro da Série B de 88, além do encontro, a Inter prepara várias ações e homenagens, entre elas a confecção de camisas com a estampa da Kone, empresa tradicional da cidade que patrocinou o Leão naquele ano. O objetivo é divulgar cada vez mais a magnitude de um título como esse, colocando a proeza de 1988 no mesmo patamar da glória de 1986.
Por Gustavo Molina
Deixe um comentário