Por: Vitor Hugo Torres Dib – Analista de Marketing da Internacional
Uma partida de futebol não começa apenas quando o juiz apita pela primeira vez. O evento é programado bem antes, com dias ou semanas de antecedência. Para que o jogo aconteça, o clube tem que entender e atender vários protocolos exigidos por entidades organizadoras da competição, como CBF e FPF, além de órgãos públicos – Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Vigilância Sanitária, Prefeituras, etc.
Estas exigências seguem protocolos que variam entre suas finalidades, como segurança interna e externa ao estádio, infraestrutura, atendimento às normas técnicas do campeonato, equipes de saúde, organização de acessos e evacuação, vendas de ingressos dentro do permitido pelo Estatuto do Torcedor, enfim, é necessário que haja um Planejamento Estratégico de Ações muito bem definido e bastante claro para todos que irão atuar na organização. Nesse quesito, a comunicação e a sintonia entre a equipe que estará envolvida na organização são primordiais para o sucesso de qualquer Operação de Jogo.
Atualmente, a “Operação de Jogo ou Match Day” – nome dado à Organização das partidas, é tratada como um evento, no qual se entende que a plateia são os torcedores e o show é a própria partida. Dentro deste contexto, existem diferenças circunstanciais muito importante que devem ser levadas em conta. Como o futebol vive atrelado à emoção, para que uma Operação de Jogo tenha sucesso, é necessário entender quais são os panoramas possíveis que uma partida possa proporcionar, e assim se precaver para qualquer cenário. Como uma possibilidade de título, classificação ou proximidade desta, disputa por rebaixamento, histórico de rivalidade, dentre inúmeras outras possibilidades. Esses detalhes afetam a organização prévia da partida por causa da previsão de público para determinada partida. Como a organização se inicia antes mesmo da venda de ingressos, ou até de partidas anteriores, é necessário estabelecer estudos de padrões de presença de público, mas principalmente, estar atento a todas as movimentações. É preciso que toda a equipe envolvida na organização também possua esse feeling.
Deste modo, assim como um evento, trazendo agora suas semelhanças, nenhuma partida terá a sua organização semelhante à última. É necessário criar uma base, um planejamento que será fixo, o qual já passou por estudos/testes. Ele servirá como base e será considerado como um conhecimento teórico. Porém, para uma Operação de Jogo bem sucedida, não se pode apegar apenas em teoria, é preciso utilizar de um conhecimento empírico, uma vez que, assim como já explicado anteriormente, o futebol mexe com os sentimentos e é necessário estar pronto para qualquer alteração que possa acontecer, ou seja, tem que ter muito jogo de cintura.
Trabalhar com a Operação de Jogo não é tão simples. Afinal, qualquer tomada de decisão errada ou tardia pode causar problemas extremamente graves e que podem (e vão) desmerecer todo o trabalho realizado, mesmo este estando perfeito. Porém, não há sentimento melhor do que proporcionar aos torcedores a possibilidade de viver momentos, de tamanha intensidade, com seus familiares e amigos vendo o time em campo.
A Internacional sempre foi conhecida pela sua torcida apaixonada. Não é à toa que é comum ver por vídeos e fotos, o Limeirão sempre cheio. Durante alguns anos o clube permaneceu longe da elite do futebol paulista e de competições nacionais, que são extremamente importantes. Esses campeonatos exigem vasta quantidade de procedimentos e protocolos para que os estádios possam receber os jogos. Em 2020, o torcedor do Leão sentiu novamente o gosto de assistir a Inter disputar o Paulistão, inclusive, contra um dos grandes do estado e nacional, porém, devido à pandemia causada pelo Covid-19, muitas pessoas tiveram que se ausentar do estádio, deixando assim um “vazio” nas partidas.
Neste ano, infelizmente o torcedor não conseguiu acompanhar as partidas da Inter. Contudo, temos certeza que essa saudade logo acabará. Nós, da Inter, estamos desde já trabalhando arduamente para que, quando pudermos, o Limeirão esteja pronto para receber aqueles que fazem tanta falta: os torcedores! Trabalharemos muito para proporcionar toda a segurança, conforto, infraestrutura possível para os torcedores. Para mim, individualmente, será uma honra poder contribuir para esse (re) encontro tão aguardado.
Costumo personificar o estádio de futebol, e ver vida nele. Nos dias regulares, sem jogos, em que está vazio, ele apenas “conta” as histórias nas quais viveu. Próximo à partida, é incrível e certa a mudança de energia. É como se ele soubesse que está sendo preparado e que em poucos dias e horas vai novamente viver aquilo para o que realmente foi feito: receber os torcedores e ter ali uma eclosão de sentimentos. Poder ver e sentir a alegria de um estádio cheio é, sem sombra de dúvida, o melhor combustível possível para poder criar esse ambiente.
Com a chegada da pandemia, essa sensação acabou sendo interrompida. Foi muito estranho ver uma partida acontecendo sem o som dos instrumentos, da torcida apoiando, gritando gol e incentivando a equipe nos momentos cruciais do jogo. É como se as partidas perdessem boa parte de sua vida. Felizmente, após um árduo e longo período, o encontro entre o Limeirão e os leoninos está próximo. Estamos trabalhando e estudando bastante desde já, para que esse (re) encontro possa acontecer de maneira segura e dentro de todos os protocolos que ainda estão sendo estabelecidos pelos Órgãos responsáveis de Saúde / Vigilância Sanitária / Segurança, CBF e FPF. De acordo com o decreto estadual, para o Campeonato Paulista 2022 não haverá limitação de ocupação, ou seja, os estádios poderão ter toda a sua capacidade autorizada utilizada, isso claro se os índices da pandemia permanecerem em estabilidade/redução. Com isso, não vemos a hora de poder ver o Limeirão cheio e incentivando a Inter!
Deixe um comentário