A fisioterapia esportiva é uma especialidade que tem como principais funções a reabilitação e prevenção de lesões em atletas profissionais, amadores e praticantes de atividade física.
O fisioterapeuta esportivo é um especialista em movimento, sendo assim, o exercício físico é a principal ferramenta para o sucesso das reabilitações e prevenções de lesões. Demonstrando-se inclusive superior ao uso exclusivo de equipamentos, como, por exemplo, o famoso “choquinho” (eletroterapia). Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, esses equipamentos são complementares e não determinantes para o sucesso das reabilitações e intervenções preventivas, mas obviamente, também têm o seu valor dentro destes processos, quando utilizados de forma correta e coerente.
O objetivo principal de um fisioterapeuta esportivo dentro de um clube de futebol, é planejar e coordenar um programa de exercícios voltados ao treino funcional reabilitativo ou preventivo para os atletas, levando em consideração quando necessário, as limitações e cuidados exigidos em cada indivíduo a ser reabilitado. Atletas que estão lesionados ou com dor, exigem cuidados e precauções específicas e que podem variar de lesão para lesão e de atleta para atleta.
Quando um atleta se machuca ou apresenta algum quadro de dor, sendo necessário ser vetado dos treinamentos ou jogos, o papel do fisioterapeuta é reabilitá-lo o mais rápido possível para poder se recondicionar e ser mais uma opção para o técnico. Porém, não somente um retorno rápido é necessário, mas sim, fazer com que este indivíduo volte em um nível igual ou melhor ao que estava antes de se lesionar (pré-lesão), mais resiliente as demandas do futebol, com isso diminuindo os riscos de ocorrer novas lesões. Aumentar a capacidade do atleta para lidar com as altas demandas do futebol, que tem como característica ser imprevisível, dinâmico e caótico, é o objetivo principal de um fisioterapeuta esportivo. Mais performance, melhor prevenção! Melhor prevenção, mais performance!
Atualmente, a Internacional conta com dois fisioterapeutas e um estagiário no Departamento de Fisioterapia. Nossa rotina consiste em prestar atendimentos fisioterapêuticos aos atletas profissionais e de base (Sub-20) que se queixam de dores; realizar reabilitações de diferentes lesões esportivas; executar avaliações e reavaliações de pré e intertemporada; elaborar protocolos para prevenção de lesões junto aos demais departamentos de futebol do clube e participar do pronto atendimento à beira do campo durante os treinamentos e jogos.
Visto a necessidade de evolução e a importância desses profissionais em um clube de futebol, o Departamento de Fisioterapia da Inter passou por grandes reestruturações nos últimos anos. Foram feitos investimentos em equipamentos de alta qualidade para reabilitação, prevenção, avaliação e recovery. Outra parte dos investimentos foi destinada a capacitação de profissionais atuantes na área e também na contratação de mão de obra. Tudo isso para realizar uma grande proposta em um grande momento: Dar o melhor suporte e a maior performance aos atletas durante os jogos.
Texto elaborado por:
Vinícius Ventura – Fisioterapeuta e coordenador do Departamento de Fisioterapia
Vinícius Pereira – Fisioterapeuta
João Vítor Correa – Fisioterapeuta estagiário
Na foto, da esquerda para direita, Vinícius Pereira, Vinícius Ventura e João Vítor Correa.
Deixe um comentário