Após fechar a segunda semana sem atividade do elenco profissional por conta da pandemia da Covid-19, a Internacional segue monitorando tudo que se tem falado sobre a continuidade ou não do Campeonato Paulista, bem como a sequência do calendário para o ano de 2020.
Nos bastidores, a diretoria leonina tem procurado se atualizar dos assuntos que envolvem as tratativas sobre o futebol brasileiro neste momento de incertezas. Reuniões remotas com diversas entidades, entre elas a própria Federação Paulista de Futebol – através de representantes legais, e ainda contato com diferentes clubes que participam do Paulistão 2020, são realizadas a fim de se trilhar um caminho neste período de extrema dificuldade e preocupação.
“O momento é de ter calma e serenidade para se tomar qualquer decisão. É claro que temos um pensamento e já alguma ideia do que se fazer, mas a cautela se faz necessária por estarmos lidando com uma situação delicada. Por isso mesmo, tenho entrado em contato com outros clubes, dos que vão disputar a Série A do Brasileiro e até mesmo aqueles que não possuem calendário no segundo semestre, para entender o cenário e também buscar alternativas com diferentes soluções encontradas por todos”, ressalta o CEO leonino, Enrico Ambrogini.
O presidente da Internacional Lucas D’Andrea tem atuado incessantemente junto ao departamento de futebol. “Apesar de toda complexidade, já construímos alguns modelos de cenários que podemos adotar e nas próximas semanas deveremos ter algo mais concreto, inclusive com a participação do Conselho Deliberativo, órgão importante dentro da instituição que precisa agir junto ao Executivo num momento tão delicado.
“Um outro ponto, e esse estamos tratando com a FPF, é sobre a preocupação financeira, já que o clube vem passando por uma reestruturação de gestão responsável e mantendo um vínculo próximo a patrocinadores e parceiros, a quem somos gratos pela confiança e compreensão neste momento. Além disso, procuramos nos respaldar em todos os sentidos, mantendo contato com autoridades públicas de diferentes frentes”.
Nesta semana, a Confederação Brasileira de Futebol se manifestou favorável a continuação dos estaduais. Mas o presidente leonino ressalta que o caminho não será simples. “A CBF se mostrou disposta a reorganizar os campeonatos nacionais a fim de que os estaduais sejam finalizados. Mas não há uma mínima ideia de quando e como isso ocorrerá.
Muitos clubes estarão de férias coletivas até 20 de abril, alguns outros já estão liberando atletas, como ficariam as inscrições e demais instrumentos do regulamento? São decisões complexas”.
Enquanto não se tem uma definição daquilo que deverá nortear o futebol brasileiro na sequência desta temporada, atletas e comissão técnica seguem liberados para ficarem com seus familiares em casa.
Supervisionados pela equipe de profissionais que o clube oferece, os jogadores realizam atividades para manter o mínimo da forma com exercícios de baixa intensidade, até para que o sistema imunológico não fique abaixo do indicado neste momento.
O técnico Elano Blumer tem liderado algumas conversas entre sua comissão para que o monitoramento seja realizado mesmo à distância. Ele também tem procurado se informar sobre o futuro do calendário. “Tenho conversado com os técnicos dos outros clubes do Paulistão e alguns outros profissionais com quem tenho contato. Mas o cenário realmente ainda é de incerteza sobre o que vai acontecer. São muitas perguntas ainda sem respostas. Portanto, só nos cabe aguardar e seguir cuidando de nossa saúde para que estejamos prontos quando tudo isso acabar”.
Deixe um comentário