(22/11/2016) Na última segunda (14), o gerente de futebol da Internacional de Limeira, José Antônio Bressan, participou da primeira edição do Debate Pense Bola e representou o Leão no evento. O debate discutiu os processos de transição da base para o profissional e os principais desafios comuns que os times, treinadores e agentes.
Entre as pautas discutidas, Bressan destaca que o debate apresentou uma característica comum entre os times brasileiros: o pouco aproveitamento dos atletas formados nas categorias de base na equipe principal. “Durante o evento foi apresentado que dos 40 clubes que disputam as séries A e B, apenas 123 atletas foram formados pelas categorias de base, o que representa apenas 10%”, diz o gerente de futebol.
Bressan também aponta que os comentaristas fizeram um comparativo entre o baixo aproveitamento dos atletas da base e a seleção da Alemanha, campeã da Copa de 2014 e responsável pelo maior vexame da seleção brasileira: a derrota por 7×1.
“A Alemanha se preparou desde o ano 2000 e depois de catorze anos, aproveitou quatro atletas que foram formados pelas categorias de base e que foram fundamentais na conquista do título. Acredito que este exemplo deve ser seguido pelos times brasileiros independente das séries ou campeonatos que disputam, fortalecendo a equipe através da formação de atletas”, conta.
Evento
O evento aconteceu em dois debates principais. O primeiro deles teve como tema principal “A formação de atletas e a transição para equipe profissional no Futebol Brasileiro” e foi mediado pelo jornalista da TV Gazeta e da rádio Jovem Pan, Flávio Prado, com a participação do treinador Alexandre Gallo, o diretor de futebol do América Mineiro, Ricardo Drubscky, e diretor nacional da Think Ball, Fernando Yamada.
O segundo debate foi realizado sobre “O mercado internacional para atletas em transição” e teve a mediação do jornalista da ESPN, da Bradesco Esportes e do Yahoo, Jorge Nicola, e com as participações de Marcelo Teixeira, gerente da base do Fluminense FC, do consultor da Think Ball, Tizziano Sorrenti consultor Think Ball, e do consultor Columbus Crew/MLS, Ricardo Moreira. Abertura e apresentação geral foi feita pelo Ceo Think Ball, Marcelo Robalinho.
O debate aconteceu no Cidade Jardim Corporate Center, em São Paulo, e foi realizado pela 11 Consultoria Esportiva e pela Think Ball & Sports Consulting.
Texto: Gabriela Troian | Fotos: Arquivo pessoal/Antônio Bressan
Deixe um comentário